terça-feira, 22 de julho de 2008

Divagações

Quando ouvi pela primeira vez a expressão "risco de vida", fiquei ensimesmado em perscrutar o significado da mesma e me perguntei na ocasião se o certo não seria "risco de morte", já que a vida, em si mesma, não representaria nenhum risco. Acho que foi um desses apresentadores de noticiário televisivo que me fez ouvir isso. Bom... Recentemente, há pelo menos dois anos, ouvi, exatamente um desses apresentadores, anunciar "risco de morte", como eu cismara em duvidar. Hoje, curiosamente, aceita-se de fato o último termo, e eu fico lisonjeado comigo mesmo em saber que estava certo o tempo todo. Entretanto, volto a discordar mais uma vez, porque me atrevo em dizer que, nas circunstâncias atuais, o termo mais adequado seria, notavelmente, "risco de vida". Não há como negar que hoje, nos dias de hoje, viver é um grande risco. E morrer deixou de ser um risco para ser simplesmente uma fatalidade, como a Morte propriamente dita. E torno a divagar sobre a questão: "risco de vida" ou "risco de morte"? A bem da verdade, não querendo ir muito além em questões onde me sinto pouco à vontade, suponho que para quem esteja nascendo, convém que seja "risco de vida" e para quem esteja vivendo, "risco de morte". E como hoje em dia já se fala até em administração de riscos, a existência por si só deixa de ser uma dádiva para ser um grande risco.


Com Trânsito ou sem Trânsito

É muito corriqueiro a gente, despercebidamente, se queixar do trânsito, nos dias de hoje, sobretudo. Está cada vez mais demorado o percurso que se faz do trabalho para casa, e o contrário não é muito diferente. E quem nunca disse "voltar pra casa é ainda mais demorado por causa do trânsito." Por causa do trânsito? E se não houvesse trânsito, seria mais rápido? Vamos pensar!Trânsito é ato ou efeito de caminhar; marcha. O movimento de pedestres e veículos que transitam nas cidades ou nas estradas. Outro dia um colega me pergunta:"Quanto tempo você gasta pra chegar em casa, com trânsito?" -"Duas horas, mais ou menos." - "E sem trânsito?" - "Eu não chegaria em casa."Ele não entendeu e disse que era pra eu falar sério. Mas eu falei sério. Sem trânsito, eu não saio do lugar. É preciso transitar para que haja locomoção.Depois dizem que nossa Língua é complicada; não, não é; nós é que não a estudamos com a devida atenção. Com trânsito eu tenho alguma chance de chegar a casa, e se não houver congestionamento, mais rápido certamente eu chegarei.

Nenhum comentário: